top of page
  • Revista literária Alcateia

Enquanto a cidade dorme

Mariana Lio



“Cidade dorme”

“Assassinos, acordem. Quem vocês querem matar?”

Jogos são imprevisíveis. Vocês conhecem o jogo “Cidade Dorme”? Eu o conheço por vários nomes: Máfia, Detetive, Cidade Dorme, Assassino, Vila Dorme… O princípio do jogo é que enquanto a cidade dorme, assassinos, anjos e detetives acordam e, respectivamente, cometem crimes, salvam vítimas e investigam jogadores.

O narrador do jogo é onisciente. É aquele que determina quem serão os personagens e coordena o ritmo de cada partida, acordando e colocando para dormir os participantes. Por mais que tenha os resultados ditados pelos personagens, quem narra tem total liberdade em detalhar a história que contará à cidade quando todos acordarem.

“Cidade, pode acordar.

Bom dia, meus caros cidadãos. Hoje, infelizmente, nossos índices de violência aumentaram durante a noite…”

Trabalhamos a edição com a imprevisibilidade dos jogos e não saber o resultado é uma de suas principais características. Porém, aqui, em uma investigação, temos o contrário. O que aconteceu já aconteceu e o que está incompleto agora é como aconteceu. É como se tivéssemos um momento presente sem qualquer passado explicável. O crime, presente, já sabemos. Mas o que aconteceu? E o passado?

“É, cidade… sabem como isso foi acontecer?”

Vendo por essa perspectiva, o que é imprevisível não é o final, o resultado, mas sim o começo da narrativa! Dessa forma, gostaria de propor no Textando desta edição que você se coloque nessa brincadeira e trame como foi a noite da Cidade Dorme, refazendo e, de certa forma, fazendo os passos dos personagens.

Em primeiro lugar, determine se houve alguma vítima ou não. Tenha bem fixado em sua mente o resultado final do crime. A partir daí, produza algo, seja um desenho, uma narrativa, uma dança, a partir da reação final. Onde aconteceu, quem era a vítima, se foi encontrada alguma arma, qual o caminho para a cena do crime… Inverta a ordem cronológica da narrativa e chegue em um início inexplicável, surpreendente, imprevisível. Produza com a ideia trabalhada de trás para frente!

Para que estejamos todos alinhados, os assassinos só conseguem tirar uma pessoa da rodada por vez, por isso, se não houve nenhuma vítima, o anjo conseguiu salvar o jogador. Se houve, os assassinos ganharam a rodada. Não há restrições de qual personagem pode ser eliminado ou não da rodada, da mesma forma que o anjo pode salvar a si mesmo. Os personagens do jogo são: dois assassinos, um anjo, um detetive e as pessoas da cidade, sem número determinado.

E aí, cidade, como isso foi acontecer?



Proposta de exercício criativo publicada na edição 6 — ludicidade da revista Alcateia.

Posts Relacionados

Ver tudo

Quem conta um conto...

Claus A. Corbett ...aumenta um ponto. Quantas vezes já ouvi essa máxima, que pode parecer um tanto antiquada, mas não deixa de ser verdadeira. A cada vez que (re)contamos algo - seja uma história, uma

bottom of page