Claus A. Corbett
...aumenta um ponto. Quantas vezes já ouvi essa máxima, que pode parecer um tanto antiquada, mas não deixa de ser verdadeira. A cada vez que (re)contamos algo - seja uma história, uma ideia, uma memória -, acabamos adicionando ou retirando detalhes, melhorando sua palatabilidade ou sua força de persuasão.
E esse fenômeno se torna ainda mais marcado quando (re)contamos algo que nos foi contado por outrem - imagine, então, quando a barreira linguística se torna um fator!
Mas isso não necessariamente é um problema, já que a criatividade depende também de memórias e cotextos que utilizamos, transformamos e ressignificamos para dar vida a uma nova ideia, uma nova percepção, uma nova possibilidade. E, se pensarmos que possibilidades linguísticas também afetam sentidos e compreensão, como (re)contar algo em outra língua poderia ajudar com nossa (re)criação? A proposta deste Textando explora exatamente isso!
Ok, vamos por partes. O processo é simples e pode ser descrito em apenas alguns passos:
Primeiro, escolha um texto para trabalhar. Pode ser um texto que te afetou emocionalmente, que você criou ou não - até mesmo um texto que você não tenha visto antes.
Depois, escreva ou empreste uma descrição curta desse texto. Pode ser, por exemplo, uma descrição do IMDB de um filme ou a legenda de uma imagem. O ideal é que essa descrição seja tão longa quanto o que você pretende criar. Explico: às vezes, é melhor usar uma descrição de uma única frase para criar uma imagem estática, mas uma descrição um pouco mais longa para criar uma música e seu clipe. De qualquer forma, tente não passar de cinco frases.
Passe esta descrição para o inglês usando um tradutor automático, como o Google Tradutor. Do inglês, passe para alguma língua bem diferente do português - por exemplo, Maori ou Hauçá. Caso você queira criar ainda mais distância entre as obras, você pode passar para outras línguas também, criando uma cadeia de tradução.
Por fim, traduza novamente o texto para o português. Pronto, esse é seu prompt, então (re)crie em cima desse novo texto, que pode ser ou não uma descrição fiel de sua nova obra.
Compartilhe sua criação conosco no nosso Discord!
Comentarios