top of page
  • Revista literária Alcateia

Para quem você escreve?

Equipe Alcateia

ilustração de Mariana Lio



No plano de fundo, vários papeis de diferentes cores e formatos trazem recados do dia a dia. No centro dos papeis, uma geladeira com imãs nas porta e algumas mensagens presas. Em primeiro plano, uma carta fechada.
iluatração de Mariana Lio

Sempre criamos para alguém, por alguém. A essência da arte é essa: fazemos para que alguém veja, leia, jogue, aprecie. Mesmo quando não pensamos em alguém específico, há a vaga ideia de um perfil de pessoa que gostará do que estamos fazendo. Mesmo quando queremos que todos se sintam desconfortáveis, estamos pensando em como isso será para nós. Sempre dedicamos aquilo que criamos a alguém - ou a uma ideia de alguém.

Quando ainda era uma semente, um plano, a Alcateia era por nós, para nós e para todos os outros lobos solitários no meio da multidão. Era um esforço exploratório sem sabermos exatamente onde queríamos chegar. Nesse processo de atividade criativa, aprendemos muito e nos desenvolvemos enquanto artistas ao entender a conexão entre quem somos e o que criamos ou consumimos e ao vislumbrar a infinitude do que é texto.

No meio do nosso ciclo anual, entre a quarta e a sexta lua-grande de nossos esforços, entendemos mais sobre quem somos nessa pequena matilha justamente por podermos olhar para essa imensidão de possibilidades textuais. Como lobinhos que já podem correr e caçar, nos juntamos a tantos outros pelo mundo tentando falar mais sobre a vida dos lobos-artistas que descobrimos ser. Seguimos nesse caminho e fechamos nosso ciclo agora, em nossa décima-segunda lua-grande de existência, entendendo que não criamos apenas por criar.

Fazemos por outras pessoas, dedicamos esses esforços à nossa Alcateia, que cresce mais a cada dia. Agradecemos infinitamente a todes que já compartilham dessa nossa jornada nas redes sociais, em nosso servidor do Discord e em suas submissões à revista. Muitas novidades estão por vir, podem aguardar!

Essa edição é fruto da nossa jornada anual e, como todas as demais, um diário em que contamos a vocês o que descobrimos nesse caminhar. Por isso, gostaríamos de dedicar nossa última edição de 2020 para vocês que nos leem, para vocês que nos incentivam a continuar. Agradecemos muito e, como sempre, fazemos por e para vocês.



Texto de abertura da edição 5 — dedicatória da revista Alcateia.

7 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Alcateia #5

bottom of page