top of page
Revista literária Alcateia

Identidade

Equipe Alcateia

ilustração de Mariana Lio



Sou apenas aquele que ninguém mais é. Parece uma frase de impacto, mas é apenas a expressão máxima de nossa forma de diferenciar os elementos do mundo e da realidade. Já diria Saussure que definimos algo não por suas características, mas pelas diferenças que apresenta em relação a outra coisa.

Quando tentamos nos definir, usualmente o primeiro passo é olhar para as semelhanças que temos com as pessoas com quem convivemos. A partir daí, temos nossas tribos, nossos grupos, nossas famílias. Mas, dentro dessas famílias, quem somos? Aqueles que os outros não são. São as diferenças que nos tornam “mais nós”. Trazemos tanta bagagem e tantos pré-textos em nossa leitura da vida que seria impossível, realmente, duas pessoas serem a mesma.

Por isso, em tudo que criamos há uma pequena assinatura, um traço ou sentimento que mostra parte do ser complexo que somos. Uma evidência, uma manifestação. Cada uma de nossas obras é, também, um fenômeno que desnuda nossa essência.

Também se reflete na forma como consumimos a arte em suas mais diversas formas, em como a interpretamos e como a julgamos. Nossa identidade está também naquilo que esperamos e aplaudimos das obras que buscamos. Naquilo com que nos identificamos.

Uma pessoa flutua no meio da imagem. De sua cabeça, saem linhas que tomam a parte superior e inferior da ilustração.
ilustração de Mariana Lio

E nada é mais prazeroso do que nos sentirmos representades nas obras que consumimos. Nada mais catártico e acolhedor. Ter nossa identidade respeitada e exposta para podermos sentir que podemos ser respeitades e nos expormos. Mas não é só isso. Nada é mais engrandecedor do que nos permitirmos a prática da alteridade e da empatia, vendo naquilo com que não nos identificamos diretamente a oportunidade de crescimento pessoal.

Nesta edição, tentamos trazer um pouco dessas ideias para o papel e abrir espaço para que outros escritores mostrassem quem são, para que outros leitores se vissem nesses textos e imagens. Para que alguns poucos fenômenos nos permitissem um vislumbre de nossa etérica essência. Deixamos também um convite para que esse movimento não pare aqui. Sigam criando, sigam absorvendo, sigam sendo. E sejam bem-vindes à nossa Alcateia.



Texto de abertura da edição 2 — identidade da revista Alcateia.

7 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Alcateia #2

Comments


bottom of page